PUBLICIDADE

Nova CNH já está valendo: veja o que muda na carteira de habilitação
Nova CNH já está valendo: veja o que muda na carteira de habilitação

Nova CNH já está valendo: veja o que muda na carteira de habilitação

2 de junho de 2022

Ainda em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional do Trânsito publicou a resolução 886, onde especificou as alterações autorizadas para a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. A medida começou a valer hoje, 1 de junho de 2022, e trouxe uma nova cara para o documento, além de mais elementos de segurança.

Inicialmente, as mudanças na CNH deveriam incluir o uso de um cartão de plástico ao invés de uma cédula de papel. No entanto, após diversas discussões no congresso, ficou decidido que a nova CNH continuaria a ser emitida em papel. A vantagem do cartão seria a inclusão de um chip de identificação, o que não foi aprovado e não fez parte da resolução final e o documento permanece tendo apenas um QR Code como vem acontecendo desde 2017.

Do projeto inicial de alterações para a CNH, ficou apenas a ideia de ter uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista pode conduzir, além de receber alterações nos códigos para seguir o padrão internacional. De resto, é uma reestilização da CNH atual, utilizando um esquema de cores verde, azul e amarelo (este último substituindo o verde escuro da habilitação anterior).

Como a Lei 14071/20 determina, o motorista pode optar por ter a CNH somente no formato digital, utilizando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – embora não seja mais obrigatório portar o documento quando for dirigir. Vale lembrar que esta mudança não altera nenhum aspecto prático relacionado à habilitação, como limite de pontos por exemplo.

O Contran acabou movendo muito dos campos para abrir espaço para a tabela com os veículos. A assinatura do condutor para um local abaixo da foto na parte principal. Uma das novidades é adição de uma letra “P” para designar permissão para dirigir ou “D” para CNH definitiva, unificando o design do documento – inclusive para a “Autorização para Conduzir Ciclomotores”, a ACC.

A nova CNH já está valendo em todo o território nacional, mas apenas para os documentos emitidos a partir de 1 de junho de 2022. Quem recebeu a habilitação antes desta data, seja por renovação ou pela primeira vez, não precisará se preocupar pois a troca para o novo formato será feita durante a renovação do documento (agora válido por 10 anos) ou ao pedir uma 2ª via.

Fonte: Motor 1

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

PUBLICIDADE

Audi Q3 1.4 Aut 2017
Consulte o preço
2017
83.000 Km
Automático
Gasolina
Elétrica
FIAT ARGO DRIVE S-Desing 1.0 2022
Consulte o preço
2022
59.000 Km
Manual
Flex
Elétrica
Toyota Corolla XEI 2.0 Aut 2016
R$84.999
2016
Automático
Flex
Hidráulica
FIAT STRADA WORKING 1.4 CE 2013
R$45.900
2013
128.000 Km
Manual
Flex
Hidráulica

Atenção! Nossa plataforma não realiza qualquer intermediação na negociação entre os usuários, seja com relação à compra, troca ou qualquer outro tipo de negociação. As vendas e entregas aos usuários e/ou terceiros de produtos anunciados no site são de inteira responsabilidade do anunciante. As informações veiculadas nos anúncios deste site são de inteira responsabilidade do anunciante, não podendo o usuário responsabilizar o site pela veracidade e/ou autenticidade das mesmas, nem pelos danos diretos ou indiretos causados a terceiros. O preço efetivamente praticado e os demais dados do veículo deverão ser conferidos e confirmados na loja revendedora ou concessionária. Estoque e preços estão sujeitos a conferência e confirmação pelo anunciante.

logo-acc
Abre Campo, Carangola, Caratinga, Guaçuí, Itaperuna, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé e Ponte Nova

CONTATO

Não atendemos ligações. Somente mensagens via whatsapp

EM BREVE NOSSO APP

Aceitamos as principais bandeiras nacionais. *Pagamentos via Pix serão concluídos em nosso sistema para após ser liberados

© Copyright 2022/2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por JMweb