PUBLICIDADE

Nova tecnologia vai frear carro que ultrapassar limite de velocidade da via
Nova tecnologia vai frear carro que ultrapassar limite de velocidade da via

Nova tecnologia vai frear carro que ultrapassar limite de velocidade da via

7 de julho de 2022

Uma nova tecnologia promete “cortar” as asas dos motoristas que gostam de acelerar mais que o permitido. O novo sistema ISA (Intelligent Speed Assistence, em inglês) será incorporado ao pacote ADAS de segurança semiautônoma nos carros europeus. Dessa forma, ele trabalhará em conjunto com outros recursos como, por exemplo, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e o sistema de leitura de placas.

O recurso faz parte do programa “Visão Zero”, que busca reduzir as mortes por acidentes de trânsito. Afinal, segundo os dados da ETSC – consultoria europeia de segurança viária – a alta velocidade é uma das principais causas de óbitos. A meta, assim, é chegar ao índice zero até 2050. Para isso, desde o dia 1º de julho, os carros novos trazem o ISA. Esse sistema deve se expandir para outros continentes a partir de 2024, e pode até chegar à América do Sul.

Como funciona?

Essa nova tecnologia trabalha com um sistema de fases. Assim, ao perceber que o motorista ultrapassou o limite de velocidade da pista, emite um alerta sonoro e visual. Caso o condutor continue a acelerar, o recurso aplica uma pressão maior no pedal do acelerador, o que exige mais força para pressioná-lo. Por fim, em último caso, o ISA poderá intervir e frear o veículo até que ele fique dentro do limite de velocidade da pista.

No entanto, em situação necessárias, é possível desabilitar o ISA. Além de desligá-lo em um botão, o motorista pode pisar com mais força no acelerador. Nesse caso, o programa irá entender que a velocidade extra é necessária. Além disso, esse assistente pode ter uma margem de 10% de erro em algumas situações, como mudança de clima.

Não torna o modelo autônomo

Importante lembrar que, mesmo com a adoção do ISA, os carros atuais continuam semiautônomos de nível 2. Ou seja, além das mãos no volante, a atenção na pista é obrigatória. A intervenção humana é dispensada só no nível 5.

Fonte: Jornal do Carro

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

PUBLICIDADE

TOYOTA HILUX 2.8 4x4 DIESEL 2018/2019
R$175.000
2019
73.350 Km
Manual
Diesel
Hidráulica
Brasélio BTB 2536D 4x4 2023
Consulte o preço
2023
Diesel
Hidráulica
VOLKSWAGEN VOYAGE COMFORTLINE 1.6 2017
R$49.990
2017
Manual
Flex
Hidráulica
HONDA CG FAN 160 2020
Consulte o preço
2020
33.000 Km

Atenção! Nossa plataforma não realiza qualquer intermediação na negociação entre os usuários, seja com relação à compra, troca ou qualquer outro tipo de negociação. As vendas e entregas aos usuários e/ou terceiros de produtos anunciados no site são de inteira responsabilidade do anunciante. As informações veiculadas nos anúncios deste site são de inteira responsabilidade do anunciante, não podendo o usuário responsabilizar o site pela veracidade e/ou autenticidade das mesmas, nem pelos danos diretos ou indiretos causados a terceiros. O preço efetivamente praticado e os demais dados do veículo deverão ser conferidos e confirmados na loja revendedora ou concessionária. Estoque e preços estão sujeitos a conferência e confirmação pelo anunciante.

logo-acc
Abre Campo, Carangola, Caratinga, Guaçuí, Itaperuna, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé e Ponte Nova

CONTATO

Não atendemos ligações. Somente mensagens via whatsapp

EM BREVE NOSSO APP

Aceitamos as principais bandeiras nacionais. *Pagamentos via Pix serão concluídos em nosso sistema para após ser liberados

© Copyright 2022/2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por JMweb