PUBLICIDADE

Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023 segundo o Inmetro
Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023 segundo o Inmetro

Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023 segundo o Inmetro

4 de fevereiro de 2023

Ao contrário dos anos anteriores, o Inmetro divulgou a tabela 2023 de etiquetagem veicular bem mais cedo, revelando o consumo oficial de todos os carros e comerciais leves vendidos no país. Os dados revelados mostram algumas mudanças em relação à linha 2022, por conta da mudança feita nos motores para o Proconlve L7 ao longo do ano, além da chegada de alguns modelos.

Como sempre, esta lista desconsidera os veículos híbridos, por ainda serem inacessíveis em grande parte dos casos (os mais baratos são Corolla e Corolla Cross, ainda bem caros). Utilizamos o critério do Inmetro para criar o ranking, considerando o valor de consumo energético em MJ/km. 

O motivo é bem simples: funciona como uma média do rendimento considerando os dois combustíveis (etanol e gasolina) e nos dois ciclos (urbano e rodoviário), ao invés de focar somente no melhor ciclo – se fosse assim, o Chevrolet Onix Plus seria o mais econômico por fazer 17,5 km/litro na estrada com gasolina, mas não entrega um rendimento similar na cidade ou quando utiliza etanol.

Também consideramos apenas uma versão dos modelos que aparecem mais de uma vez com o mesmo conjunto (motor e/ou câmbio). Assim, não entra na lista versões que só mudam os equipamentos (como Kwid Zen e Kwid Outsider, por exemplo). 

Versões que já saíram de linha há um bom tempo mas que continuam a ser listadas pelo Inmetro também foram desconsideradas, já que não estão disponíveis nas concessionárias. Um exemplo claro é o Fiat Mobi na variante Easy, que estaria na 6ª posição, mas saiu de linha em janeiro. Porém, modelos que já encerram a produção mas que ainda tem um estoque remanescente estão no ranking – o único caso é o do Volkswagen Voyage.

1º – Renault Kwid – 1,36 MJ/km

       Modelo                    Etanol                 GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Renault Kwid10,8 km/litro11,0 km/litro15,3 km/litro15,7 km/litro1,36 MJ/km84 g/km

O Renault Kwid manteve a 1ª posição entre os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023, aproveitando as mudanças realizadas durante a reestilização. Seu motor 1.0 trouxe algumas novidades como sensor de fase, uma nova central eletrônica e sistema start-stop, melhorando bastante seu rendimento. De acordo com o Inmetro, faz até 15,7 km/litro com gasolina e no ciclo rodoviário, o que não é muito comparado com alguns carros da lista, mas compensa bastante na cidade, onde faz 15,3 km/litro.

2º – Peugeot 208 1.0 (Like 1.0) – 1,37 MJ/km

 Modelo                 Etanol                GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Peugeot 208 Like 1.0 MT510,4 km/litro11,3 km/litro14,7 km/litro16,3 km/litro1,37 MJ/km85 g/km

Colocar o motor 1.0 Firefly no Peugeot 208 renovou bastante o hatchback. Além de virar uma opção mais barata e competitiva no mercado, aproveitou bastante para melhorar o rendimento em comparação ao 1.6 aspirado. O casamento foi tão bom que é mais econômico do que os modelos da Fiat com o mesmo propulsor. A versão Like 1.0 registrou 16,3 km/litro na estrada com etanol e 14,7 km/litro na cidade.

3º – Chevrolet Onix Plus 1.0 LT – 1,40 MJ/km

   Modelo               Etanol               GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT69,5 km/litro12,4 km/litro13,6 km/litro17,5 km/litro1,40 MJ/km87 g/km

O Chevrolet Onix Plus se beneficiou da reestilização do Hyundai HB20S para subir para a 3ª posição no ranking, enquanto o rival sul-coreano passou a ter um rendimento um pouco pior. Não só subiu no ranking, como virou o sedã flex mais econômico do Brasil, registrando 1,40 MJ/km após fazer 17,5 km/litro na estrada e 13,6 km/litro na cidade, com gasolina.

4º – Volkswagen Polo 1.0 TSI MT – 1,42 MJ/km

       Modelo               Etanol               GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Polo 1.0 TSI MT59,6 km/litro11,5 km/litro14 km/litro16,4 km/litro1,42 MJ/km88 g/km

A Volkswagen aproveitou a reestilização do Polo para mexer no motor 1.0 turbo, reduzindo a potência e torque para melhorar a quilometragem por litro. Deu certo, pois virou o 4º carro mais econômico do país. Nos testes do Inmetro, chegou a 16,4 km/litro na estrada com gasolina no tanque, ou 14 km/litro na cidade, enquanto o consumo energético foi de 1,42 MJ/km.

5º – Fiat Cronos 1.0 Drive – 1,42 MJ/km

     Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Fiat Cronis 1.0 Drive MT59,9 km/litro11,4 km/litro14,0 km/litro16,1 km/litro1,42 MJ/km88 g/km

Uma das novidades da lista dos 10 carros flex mais econômicos do Brasil é o Fiat Cronos 1.0, versão que fez a sua estreia em julho passado. Foi criado para substituir o Grand Siena como um sedã bem acessível e, de quebra, acabou aproveitando o motor 1.0 Firefly com o câmbio manual para entregar um bom rendimento de 1,42 MJ/km. O Inmetro diz que, quando abastecido com gasolina, faz 14 km/litro na cidade e 16,1 km/litro na estrada. Está quase empatado com o Polo TSI, mas acabou na 5ª posição por emitir mais mg/km de CO2.

6º – Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo – 1,44 MJ/km

     Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix Plus 1.0T MT69,3 km/litro11,8 km/litro13,4 km/litro16,9 km/litro1,44 MJ/km89 g/km

O primeiro carro a aparecer de novo na lista por conta da troca de motor é o Chevrolet Onix Plus, desta vez com o 1.0 turbo. Subiu duas posições no ranking por conta na piora no consumo do HB20 e do Fiat Argo (que até empurrou ambos para fora da lista). Com um consumo energético de 1,44 MJ/km, chega a fazer 13,4 km/litro na cidade e 16,9 km/litro na estrada, com gasolina.

7º – Chevrolet Onix 1.0 – 1,45 MJ/km

       Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix LT 1.0 MT69,4 km/litro11,6 km/litro13,3 km/litro16,6 km/litro1,45 MJ/km90 g/km

O terceiro carro da Chevrolet na lista é o Onix. O hatchback perde um pouco do rendimento em comparação ao sedã por causa da aerodinâmica menos favorável. Ainda assim, a combinação do 1.0 de três cilindros com o câmbio manual de 6 marchas ajuda bastante no controle de consumo e o compacto chega a fazer 16,6 km/litro no ciclo rodoviário e 13,3 km/litro no ciclo urbano ao utilizar gasolina.

8º – Volkswagen Polo 1.0 MPI – 1,46 MJ/km

       Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Polo 1.0 MPI MT59,6 km/litro11,5 km/litro14,0 km/litro15,4 km/litro1,46 MJ/km90 g/km

Enquanto o Volkswagen Polo Track não chega às lojas, a versão 1.0 MPI é a mais econômica com o motor aspirado, embora com uma diferença considerável em comparação à variante com o propulsor turbo, pois faz 15,4 km/litro na estrada, 1 km/litro a menos quando abastecido com gasolina. Mas, ao menos, faz os mesmos 14 km/litro na cidade.

9º – Volkswagen Voyage – 1,47 MJ/km

       Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Voyage 1.0 MT69,5 km/litro10,9 km/litro13,8 km/litro15,6 km/litro1,47 MJ/km91 g/km

Mesmo que a produção tenha sido encerrada em dezembro, o Voyage ainda pode ser encontrado nas concessionárias, o que garantiu um espaço na lista. Assim como no caso do Onix Plus, a combinação do motor 1.0 MPI e a aerodinâmica da carroceria sedã ajudou a conquistar a 9ª posição. Pela tabela do Inmetro, a quilometragem por litro com gasolina é de 15,6 km/litro na estrada e 13,8 km/litro na cidade.

10º – Fiat Mobi – 1,50 MJ/km

     Modelo                        Etanol                     GasolinaConsumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Fiat Mobi Like 1.0 MT59,6 km/litro10,4 km/litro13,5 km/litro15,0 km/litro1,50 MJ/km93 g/km

Se seguissemos o Inmetro à risca, o Fiat Mobi apareceria bem mais acima na tabela, por ainda listar a versão Easy, que registrou um consumo energético de 1,44 MJ/km. Porém, como esta configuração saiu de linha há um ano, não podemos considerá-la. Assim, o subcompacto italiano fecha o ranking pelo rendimento das duas versões ainda sendo comercializadas. O resultado é que faz 13,5 km/litro na cidade e 15 km/litro nas rodovias, com gasolina.

Os 10 carros mais econômicos do Brasil:

  1. Renault Kwid – 1,36 MJ/km
  2. Peugeot 208 1.0 (Like 1.0) – 1,37 MJ/km
  3. Chevrolet Onix Plus 1.0 LT – 1,40 MJ/km
  4. Volkswagen Polo 1.0 TSI MT – 1,42 MJ/km
  5. Fiat Cronos Drive 1.0 – 1,42 MJ/km
  6. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo – 1,44 MJ/km
  7. Chevrolet Onix 1.0 – 1,45 MJ/km
  8. Volkswagen Polo 1.0 MPI – 1,46 MJ/km
  9. Volkswagen Voyage – 1,47 MJ/km
  10. Fiat Mobi – 1,50 MJ/km

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

PUBLICIDADE

Honda NXR 160 Bros ESDD 2024 0km
Consulte o preço
2024
Flex
TOYOTA HILUX SW 4.3 SRV 4X4 TDI AUT 7L 2012/2013
R$153.800
2013
131.000 Km
Automático
Diesel
Hidráulica
FORD ECOSPORT SE 1.5 AT 2020
R$77.990
2020
Automático
Flex
Elétrica
JEEP COMPASS LIMITED 2.0 4X4 TDI AUT 2020
R$151.990
2020
73.000 Km
Automático
Diesel
Elétrica

Atenção! Nossa plataforma não realiza qualquer intermediação na negociação entre os usuários, seja com relação à compra, troca ou qualquer outro tipo de negociação. As vendas e entregas aos usuários e/ou terceiros de produtos anunciados no site são de inteira responsabilidade do anunciante. As informações veiculadas nos anúncios deste site são de inteira responsabilidade do anunciante, não podendo o usuário responsabilizar o site pela veracidade e/ou autenticidade das mesmas, nem pelos danos diretos ou indiretos causados a terceiros. O preço efetivamente praticado e os demais dados do veículo deverão ser conferidos e confirmados na loja revendedora ou concessionária. Estoque e preços estão sujeitos a conferência e confirmação pelo anunciante.

logo-acc
Abre Campo, Carangola, Caratinga, Guaçuí, Itaperuna, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé e Ponte Nova

CONTATO

Não atendemos ligações. Somente mensagens via whatsapp

EM BREVE NOSSO APP

Aceitamos as principais bandeiras nacionais. *Pagamentos via Pix serão concluídos em nosso sistema para após ser liberados

© Copyright 2022/2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por JMweb