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Peugeot 208 1.0 turbo 2024 chega com preços partindo de R$ 99.990
Peugeot 208 1.0 turbo 2024 chega com preços partindo de R$ 99.990

Peugeot 208 1.0 turbo 2024 chega com preços partindo de R$ 99.990

15 de setembro de 2023

Lançada em 2020, a atual geração do Peugeot 208 chegou equipada apenas com o veterano motor 1.6 16V da antiga PSA, o EC5. Nada contra o propulsor, mas ele não era o suficiente para extrair tudo que a moderna arquitetura do hatch oferecia. Desde a criação da Stellantis, o modelo já recebeu um novo motor 1.0 aspirado que baixou seus preços e ajudou a aumentar as vendas.

Mas ainda faltava alguma coisa para o Peugeot 208. A linha 2024 chegou apenas com as versões mais básicas 1.0 e intermediárias com o 1.6 aspirado. Era questão de tempo até as configurações topo de linha mudarem também. Essa mudança começa agora, com a Peugeot dando início às vendas do 208 2024 com o motor 1.0 turbo da Stellantis e, pela primeira vez num Peugeot vendido por aqui, câmbio CVT.

Serão três configurações do Peugeot 208 2024 com a nova motorização 1.0 turbo. A de entrada é a Allure, com preços partindo promocionalmente de R$ 99.990. A série especial Style, que estreou primeiramente com o motor 1.0 aspirado, também faz aparição na era turbo e parte de R$ 109.990. Também retorna a versão topo de linha, a Griffe, com motor turbinado e custando R$ 114.990. Para reforção a questão do custo benefício, a Peugeot informou que as três primeiras revisões do 208 turbo custarão somadas R$ 530.

Peugeot 208 turbo: potência, consumo e desempenho

Sem muito segredo, a Peugeot passa a adotar o motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis. Ele já é encontrado em carros da Fiat como Pulse, Fastback e, mais recentemente, Strada. Ele já tem a tecnologia MultiAir na admissão, variando tanto o tempo quanto o tanto que as válvulas abrem. No escape, o comando é variável convencional.

Já dotado de injeção direta de combustível, ele permanece entregando até 130 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e 125 cv na mesma rotação com gasolina. O torque, de 20,4 kgfm com pico a partir de 1.750 rpm, é igual para ambos os combustíveis. Da mesma forma que nos demais Fiat com este conjunto, o 208 turbo será sempre equipado com uma transmissão automática CVT com simulação de 7 velocidades. O Peugeot, porém, não tem borboletas para o acionamento do câmbio em modo manual atrás do volante.

A marca afirmou que as adaptações para o cofre do hatch foram mínimas e mais concentradas nos periféricos, como alternador e compressor de ar-condicionado. Também foram realizadas pequenas revisões nas programações do motor e do câmbio para o carro. No entanto, para acomodar a performance extra, a Peugeot fez algumas alterações mais físicas. A calibração da suspensão foi revisada, assim como a resposta da direção elétrica. 

A Peugeot ainda declara que o novo 208 turbo, quando abastecido com etanol, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos, tendo velocidade máxima divulgada de 205 km/h. Para as versões Allure e Style e usando o combustível vegetal, o consumo declarado em ciclo urbano é de 8,8 km/l, ou 10 km/l no uso rodoviário. Para gasolina, respectivamente, são 12,5 km/l 14,1. Para o 208 turbo Griffe com rodas de 17″, são 8,3 km/l (etanol, cidade), 9,8 km/l (etanol, estrada), 12 km/l (gasolina, cidade) e 13,6 km/l (gasolina, estrada).

Peugeot 208 turbo: versões, equipamentos e preços

208 Turbo 200 Allure (R$ 99.990)

  • 4 airbags
  • Ar-condicionado digital
  • Controle de estabilidade
  • Rodas de 16″ com pneus 195/55 R16
  • Luz diurna de LED (DRL)
  • Multimídia com tela de 10,3″, Android Auto e Apple Car Play sem fios
  • Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro
  • Controle de cruzeiro com limitador de velocidade
  • Modo Sport para condução
  • Emblema Turbo 200
  • Grade Cromada
  • 6 alto-falantes

Opcional: Pacote Excellence – R$ 5.000

Acrescenta teto panorâmico, bancos de couro, volante de couro, apoio de braço para o motorista, chave presencial, carregador de celular sem fios e iluminação interna para o banco traseiro.

208 Turbo 200 Style (R$ 109.990)

Itens da Allure com Pacote Excellence mais:

  • Faróis de LED
  • Câmera de ré com visão 180 graus
  • Painel de instrumentos digital com efeito tridimensional
  • Interior escurecido
  • Pedais de alumínio
  • Comandos no volante

208 Turbo 200 Griffe (R$ 114.990)

Itens da Allure com Pacote Excellence mais:

  • Faróis de LED
  • 6 airbags
  • Painel de instrumentos digital com efeito tridimensional
  • Câmera de ré com visão 180 graus
  • Sensor de chuva
  • Acendimento automático dos faróis
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Acionamento automático de farol alto
  • Detector de fadiga
  • Assistente de permanência em faixa

Turbo era só o que faltava?

Tendo andado em um Peugeot 208 1.6 Roadtrip recentemente para avaliação, o desempenho do motor aspirado estava fresco na memória para compará-lo com o novo 208 turbinado. O tempo com o carro foi limitado a apenas algumas voltas do circuito da Fazenda Capuava, no interior paulista, mas já deu para ter uma ideia do que esperar do carro na rua.

Mesmo com a nova calibração de direção e suspensão, além das rodas de 17″ com os baixíssimos pneus de perfil 45, o desempenho em curvas do Peugeot 208 permaneceu excelente. Dirigibilidade nunca foi um problema para o hatch. Potência sim, era algo que faltava.

A pista não é o melhor lugar para o julgar como o carro vai se comportar no dia a dia, mas a diferença em desempenho puro é bastante nítida. Retomadas e saídas de curva eram tarefas cumpridas com pouco esforço e um mínimo de acelerador. Coisa que no 1.6 com certeza seria mais trabalhoso e exigiria o pé no fundo do acelerador para continuar andando menos que o turbo.

O câmbio CVT, mesmo em modo Sport, não vai priorizar desempenho. Arrancando a partir da imobilidade, há um momento de hesitação antes do motor encher e o carro começar a acelerar mais forte. Mas aqui fica um aviso: não espere um Pulse Abarth. O 208 com o motor turbo simplesmente entrega o desempenho que o seus design e arquitetura modernos prometem, nem mais, nem menos.

Finalmente o Peugeot 208 tem um motor que condiz com suas capacidades. Com preços relativamente competitivos e desempenho a par – se não superior – de seus rivais, agora resta saber se o público vai parar de reclamar de falta fôlego. As vendas já aumentaram com os modelos 1.0 aspirados de entrada. Agora a Peugeot que a outra ponta do espectro de compradores.

FONTE: Motor1

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